Review:Game of Thrones S04E05

game-of-thrones

 

Lembrando que esta é uma analise unicamente da serie, se houve mudanças de cena ou personagens em relação aos livros isto não é pertinente a esta analise.

Este ep teve muitas cenas boas e até algumas revelações legais sobre a trama da serie e  ainda mostrou que houve comprovações de desleixo do roteiro que eu já havia mencionado em reviews dos ep anteriores.

 O comportamento de Cersei neste ep foi no minimo estranho ela que sempre foi tão amarga e arrogante agora estava tão mansa e amigável de todos inclusive de Margarey  a quem ela sempre odiou e nem aprovava para seu filho mais velho e agora  deu toda a benção para o segundo?  E isso sem nenhuma explicação  ,e a morte do filho ao que já foi mostrado a tinha deixado mais amargurada,raivosa  e intima do copo  , não mais serena e mansa, eu até achei que ela fosse voar no pescoço de Margarey quando esta a chamou de irmã ou mãe , sendo que Cersei já havia ameaçado de mandar matar Margarey por fazer algo semelhante.  A cena com Oberym teve mais sentido já que ela precisava dele para levar o presente da filha e  quer que ele de o veredito de culpado no julgamento de Tyrion fora o fato da filha estar no território dele se ela n for bem gentil a filha pode sofrer depois.
O fato de Tywin ter dado toda uma explicação a Cersei do  poque os casamentos entre as casas são importantes tecnicamente teve sentido  pois seria uma boa  forma de garantir a cooperação de Cersei mas isto contraria todo o background da personalidade do personagem de em geral simplesmente mandar Cersei fazer algo e se esta questionar  Tywin este lembra a ela que ele é o pai, o chefe da família e tem que ser obedecido.
E a filosofada de Tywin sobre o banco foi muito besta pois toda estrutura tem uma pedra de fundação, um alicerce,  se esta ruir ou rachar tudo cai.  Tanto que muitos bancos já entraram em falência devido a vários fatores.
Descobrir que Lysa estava envolvida na morte de seu marido junto com Petyr foi  bem surpreendente e legal. (triste foi ver o presente que  Petyr  trouxe jogado fora daquele jeito) e foi hilario ver a cara do mindinho quando o septão apareceu ali e Lysa descrevendo como ia gritar na hora H(mindinho fez uma cara de agora eu não escapo ou to fodido).
A cena seguinte de Sansa ouvindo os gritos foi desnecessária só servindo para iniciar a #mindinhocomedor hehe e fora que ninguém dormiria de luz acesa com tal idade, ainda mais de velas(alem da dificuldade para dormir ha o risco de morrer queimado).
A cena de furria e ciume de Lysa para com Sansa  teve uma boa dose de drama e até um certo humor com a menção de cat estar ficando gorda. e a mudança para o drama que se seguiu com a explosão  de Lysa deu um grande toque dramático  a cena.
A cena  do conselho de guerra de 
Daenerys mostrou o desleixo no roteiro ao mostrar que os segundos filhos ainda estão com ela pois tudo que ocorreu nos eps anteriores indicava que não estavam mais ou até  que nunca haviam estado,lembrando que Daario foi o campeão de

Daenerys   por ser um ninguém , se ele é o comandante dos Segundos Filhos(que por sinal só estariam seguindo ela se estivessem sendo bem pagos e para isso Daenerys teria que saquear as cidades que ela tão heroicamente liberta) ele não é um ninguém também é um comandante/ general assim como Grey Worm é o comandante dos imaculados.

Tal cena e diálogos mais o fato de nenhuma grande quantidade de cavalaria ser focada nas cenas de exercito até me fez crer no fato dos segundos filhos não estarem mais com ela ou que alem da mudança do ator e sua aparência/ ,pois poderiam ter pego um ator parecido com o antigo e mantido seu Look, também mudaram o background do personagem pois este não pertencia aos segundos filhos no livro Então ficou uma sensação de que foi mudado e remudado de um ep para o outro.
E estranei não comentarem dos drago~es ao discutir o ataque a Kings Landing  pois eles ja estão no tamanho de participar de batalhas e poderiam fazer uma grande diferença entre vitoria e derrota e isto foi uma grande bola fora.
A decisão dela de ficar e governar as cidades da baia dos escravos tem sua logica de ficar e solidificar uma base central para suas forças que ja estão a tempos em marcha e etc fora a chance de recrutar e treinar mais soldados mas isto também da a chance da situação em Westeros se estabilizar mais e se perder a chance de tomar tomar o trono rápido pois Thomem recém foi coroado não ha ainda nenhum apreço e respeito por ele. Se ele caísse rapidamente Daenerys poderia tomar a coroa e possivelmente conseguir facilmente apoio das casas e do povo algo que seria mais difícil depois que Thomem já estivesse a mais tempo no trono caso este reinasse bem e fosse popular o que tudo indica que sera.

  A cena de Clegane dando um choque de realidade em Arya a “Exterminadora do Futuro” foi muito boa sendo mias um fator para o amadurecimento de Arya e ainda ponto mais  lenha no ódio que esta tem por Clegane  mas a lembrança da cena da morte de Syrio me fez lembrar de como a cena foi besta e ainda mais besta agora que seu assassino foi descrito como não sendo um bom guerreiro pois para Syrio  ter derrubado varios homens só com uma vara significa que ele era muito bom e portanto para alguém matá-lo teria e ser ainda melhor(tanto que ha teorias de que Syrio esta vivo e seria legal se estivesse).

As cenas de Podrick e Brienne  foram meios desnecessárias não tendo muita profundidade e sem necessidade aparente para a grande ou até mesmo a pequena trama. mas admito que foram bem engraçadas e serviram para quebrar o clima tenso das cenas mais fortes.
E contribuiu para estabelecer algum laço entre os 2 que espero sirva para algo maior no futuro.

As cenas finais  foram bem emocionantes de hodor finalmente podendo mostrar seu potencial de luta e de serta forma se vingando do jeito como foi tratado quando foi capturado , e foi abanana o foco que deram para sua reação de espanto e culpa por ter matado o vilão com as próprias mãos pois em sua cabeça tal ato ainda seria questionável mesmo para salvar seu mestre.

 Mas o esforço para impedir o estupro de Mira não foi muito convincente , não houve muito esforço por parte do irmão que só quase conseguiu ser morto se não fosse o ataque na hora certa.

O fato de Verão matar justamente quem o alimentava/atormentava foi lega visualmente mas em analise profunda  é  uma coincidência forçada claramente para agradar os fãs.
Os motivos do raptor de Bran e sua identidades não ficaram claros para quem não é leitor do livro pois amenos que eu esteja esquecendo  na serie não foi dito quem ele realmente era.
O fato das mulheres decidirem ficar por conta própria foi meio forçado ainda mais sem o seu lugar de morada. Pois ficando ao norte da muralha elas terão de encontrar/construir novo abrigo pois não sabem sobreviver sozinhas como outros do povo libre e ao sul elas também não conhecem nada e quem as encontra provavelmente não vai tratá-las muito melhor do que elas ja eram tratadas.
na melhor das chances acabaram fazendo o “outro trabalho” em Vila Toupeira.

Nota: 8.0

Comentários

Sem Spoiler Por favor.